Projeto de música forma alunos em Caarapó

Publicado: Sexta, 01 Dezembro 2017

Recital reuniu grande público em evento que marcou encerramento das atividades do Projeto Musicalizando em 2017

Projeto de música forma alunos em Caarapó
Projeto de música forma alunos em Caarapó
Um grande público superlotou as dependências do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Caarapó (Simted) na última quinta-feira(30), por ocasião da formatura dos alunos do Projeto Musicalizando, desenvolvido pela prefeitura local. Além dos alunos, pais e convidados, uma gama de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo locais prestigiou a solenidade, recheada de apresentações, com os holofotes direcionados aos formandos. Neste ano, foram atendidos 200 alunos da sede do município e distrito de Nova América, integrantes ou não das redes de ensino.

Desenvolvido em Caarapó desde 2005, o Projeto Musicalizando é uma parceria entre a prefeitura e a Associação Cultural Musicalizando (ACMUZ), que oferece gratuitamente aulas de violão a quem se interessar em aprender a tocar o instrumento mais popular do Brasil. As aulas são ministradas pelo músico Roberto Teixeira, que também preside a ACMUZ. A iniciativa configura-se como um importante diferencial na formação de músicos, chamando a atenção quanto à qualidade dos violonistas que se apresentam nos diversos eventos da cidade.

O Projeto Musicalizando chama também a atenção para a necessidade de se elaborar uma política de educação musical adequada e de qualidade, formando, informando e capacitando músicos, professores e estudantes de música, elevando o nível do ensino musical.

Para a secretária municipal de Educação e Esportes, Ieda Maria Marran, com a realização deste projeto, é feita uma reflexão cuidadosa nas diretrizes a serem tomadas com relação à formação musical em Caarapó. “Ajudar a preencher uma ausência importante na elaboração da maioria dos projetos culturais já em andamento, que é a formação artística”, avalia.

A secretária acrescenta que esse importante trabalho vem crescendo e se desenvolvendo, criando um futuro promissor para o público atendido, transformando-o em corpo musical estável. “Como resultado, já temos sete orquestras formadas por alunos do projeto”, observa.

Para o prefeito Mário Valério (PR), além do aspecto cultural, o Projeto Musicalizando desempenha um importante papel social. “Crianças e adolescentes que frequentam as aulas estão livre do perigo da má influência das ruas, muitas das quais viviam em situação de vulnerabilidade social, tendo sido resgatadas pelo projeto”, pondera.

A mesma linha segue o presidente da Câmara de Vereadores, André Nezzi. “É uma importante iniciativa, que possibilita que centenas de crianças possam vislumbrar um futuro profissional através da música”, sublinha.

O evento teve três momentos distintos: a abertura, com execução de músicas pelas orquestras de violões do projeto; a formatura propriamente dita, com pronunciamentos de autoridades e apresentações artísticas; e o encerramento, com apresentação da Banda Musicalizando e participação do músico sul-mato-grossense Guga Borba.

A solenidade de formatura dos alunos do Projeto Musicalizando foi prestigiada pelo prefeito Mário Valério, secretários Ieda Marran (Educação e Esportes) e Márcio Barbosa (Desenvolvimento Econômico), presidente da Câmara, André Nezzi, vereador Alécio Soares (PSDB) e coordenadora do projeto, Edna Sanada Araújo.

Foram homenageados com a comenda Amigos do Projeto Musicalizando a ex-vice-prefeita Teresinha Batista, que iniciou o projeto em Caarapó, à época na direção do Departamento de Cultura (2205), o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Roberto Sanches Nakayama, o prefeito Mário Valério, a secretária Ieda Marran e a coordenadora do projeto, Edna Sanada Araújo.

Fotos: Divulgação - Prefeito Mário Valério discursa no ato de formatura do Projeto Musicalizando, em Caarapó