Prefeitura de Caarapó prepara cemitério para o Dia de Finados

Publicado: Quarta, 01 Novembro 2017

Foto: Dilermano Alves - Prefeito Mário Valério e secretário Jorge Tadeu Lopes acompanham serviços de melhorias no cemitério municipal
Foto: Dilermano Alves - Prefeito Mário Valério e secretário Jorge Tadeu Lopes acompanham serviços de melhorias no cemitério municipal
O Cemitério São João, mantido pela prefeitura de Caarapó, acaba de receber uma série de melhorias. O local já está pronto para receber as tradicionais visitas do Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro.

Mesmo sendo bem cuidado durante o ano todo, o campo santo de Caarapó recebeu cuidados especiais nos últimos dias. Foram feitas pequenas reformas na fachada, limpeza e pintura no interior e no lado externo. “É uma forma de atender os visitantes, com grande fluxo no Dia de Finados, que vão ao local para homenagear os entres queridos que já partiram”, observou o prefeito Mário Valério (PR).

Segundo a Wikipedia (link), o Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia de Finados, conhecido ainda como Dia dos Mortos no México, é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro.

Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade Odilo de Cluny, em 998, pedia aos monges que orassem pelos mortos.

Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jó1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apoia em uma prática de quase dois mil anos.

Foto: Dilermano Alves
Prefeito Mário Valério e secretário Jorge Tadeu Lopes acompanham serviços de melhorias no cemitério municipal