Aepeti realiza capacitação com entrevistadores do CadÚnico de Caarapó

Publicado: Quinta, 28 Setembro 2017

Foto: Divulgação - Entrevistadoras do CadÚnico de Caarapó durante ação do Aepeti
Foto: Divulgação - Entrevistadoras do CadÚnico de Caarapó durante ação do Aepeti
Visando melhorar a qualidade das informações coletadas durante a entrevista com as famílias, a Prefeitura Municipal de Caarapó, através da Secretaria Municipal de Ação Social, por meio das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), realizou no último dia 22 uma capacitação com a equipe de digitadores e entrevistadores do Cadastro Único do município.

A ação aconteceu no prédio da gestão municipal do Cadastro Único e Bolsa Família, no centro da cidade, e teve como objetivo otimizar o processo de cadastramento das famílias como instrumento de identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.

O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda que dá acesso a programas sociais, como Bolsa Família, tarifa social de energia, carteira do idoso, entre outros. Nesse cadastro, são registradas informações que permitem ao governo conhecer melhor a realidade socioeconômica da população, como característica da residência, identificação de cada membro familiar, escolaridade, situação de trabalho e renda, crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, entre outras. É um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população.

De acordo com a técnica do Aepeti, Juliana Rufino, como Cadastro Único é uma importante ferramenta utilizada para registro de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, é importante que os entrevistadores sociais tenham sensibilidade para atuar e preencher o campo referente ao trabalho infantil dentro do Cadastro Único, garantindo, assim, a proteção dessas crianças, proporcionando serviços públicos de qualidade.